terça-feira, 2 de setembro de 2014

RETRATO DA E. E. PROFESSORA MARIA DE MAGALHÃES PINTO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL – 2014/2015
PLANO DE AÇÃO COLETIVA - PLAC1 – RETRATO DA E. E. PROF. MARIA MAGALHÃES PINTO
COORDENADORA: FRANCISMARA FERNANDES GUERRA
CURSISTAS: Aida Fernanda Melgaço de Abreu Ferreira, Alecsandro Vieira Lopes, Célia Maria do Carmo Pigozo, Magna Alves Dias; Maria das Graças Oliveira Coelho, Ricardo Augusto Pacheco dos Santos, Rosana Féres Gama de Souza.
______________________________________________________________________

 A E. E. Professora Maria Magalhães Pinto está localizada no centro da cidade de Igarapé, Minas Gerais, atende a 1.311 alunos, com idade entre 08 e 60 anos, distribuídos em 03 turmas de anos iniciais do ensino fundamental, 26 turmas do Ensino Médio (Projeto Reinventando o Ensino Médio) e 06 turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA - Ensino Médio.
Atualmente a escola recebe alunos de todos os bairros e da zona rural do município e de outros estados brasileiros, devido ao grande potencial da cidade na área de mineração. Essa clientela possui peculiaridades muito diversas.
Com 78 anos de funcionamento, a escola tem sido destaque em qualidade de ensino. Ao mesmo tempo em que concebe tradição, adota ações inovadoras e diferenciadas quando o assunto é as expectativas de sua comunidade.
Possui uma equipe dinâmica (1 Diretor, 3 Vices–diretores, 48 professores, 3 especialistas, 18 Auxiliar de Serviços de Educação Básica e 6 Assistente Técnico de Educação Básica) que defende a importância de aliar-se uma educação de qualidade às constantes mudanças que permeiam a sociedade na qual está inserida.
Atenta às transformações apresentadas no ambiente escolar, com o crescente uso das tecnologias de informação e comunicação, toda a equipe da escola, gestores, docentes e discentes buscam, cada vez mais, incorporar os recursos tecnológicos de que dispõem em suas práticas pedagógicas. Assim, de acordo com a competência e contribuição que agregam valores, procuram estar sintonizados com a finalidade de preservar os resultados positivos já alcançados.

A escola, conta com os seguintes recursos: 04 aparelhos projetores, 02 notebooks, 1 lousa digital, 47 tablets (obsoletos), 5 computadores para a secretaria, 3 computadores na sala dos professores, um laboratório de informática com 40 computadores para uso dos alunos, onde eles são orientados pelos professores em trabalhos e pesquisas, uma sala multimídia, onde são exibidos filmes contextualizados e aulas diversificadas.
Os recursos tecnológicos estão sendo inseridos à prática educacional de forma gradual. Já a secretaria da escola é totalmente informatizada, possui um site no qual os alunos podem acessar a sua nota e planejamento do professor.
Alguns professores já utilizam com sabedoria os recursos tecnológicos que a escola possui. Os aparelhos projetores e notebooks são utilizados com frequência em salas de aulas para exposição de vídeos educativos, apresentação de aulas e apresentação de trabalhos dos alunos. Além dos recursos que a escola oferece recentemente alguns professores das áreas de empregabilidade estão utilizando os celulares dos alunos para enriquecimento de suas aulas. O maior desafio da escola é reconhecidamente a capacitação dos professores, uma vez que a maioria não possui conhecimento e habilidades para o uso das tecnologias, embora tenham consciência de sua importância, da influencia na prática pedagógica e no aprofundamento dos conteúdos.
No que se refere aos alunos, cerca de 60% já se mostram muito eficazes no tocante ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que dominam e utilizam as novas tecnologias em seu dia a dia: celulares, smartphones, tablets, etc., tanto para desenvolver o processo de comunicação pessoal, quanto para subsidiá-los nos processos de pesquisas e trabalhos escolares via internet.
Assim, o retrato atual da Escola Estadual Professora Maria Magalhães Pinto, com relação ao uso das TDIC é o de evolução. Observa-se a necessidade da aquisição de novos e melhores equipamentos, além de uma mudança de paradigma educacional nesse contexto. É preciso não só incluir a cultura digital na escola, mas torná-la um ambiente de desenvolvimento desta cultura. 

Pensar a escola segundo essa perspectiva constitui um desafio, principalmente no que se refere à capacitação dos profissionais, cujas funções requerem qualificações acadêmicas e pedagógicas para transmitir a informação ao seu aluno dando oportunidade a ambos, alunos e professores, de apropriação do conhecimento. Buscar-se, assim, a representação das manifestações humanas; aquilo que é aprendido é partilhado pelos indivíduos, com vistas à inserção da escola na cultura digital.

Um comentário:

  1. Atividade 1 – PLAC 2 – Franscismara
    Grupo responsável:
    Aida Fernanda Melgaço de Abreu Ferreira
    Alecsandro Vieira Lopes
    Célia Maria do Carmo Pigozo
    Magna Alves Dias
    Maria das Graças Oliveira Coelho
    Ricardo Augusto Pacheco dos Santos
    Rosana Féres Gama de Souza.
    Relatora: Aida Fernanda Melgaço de Abreu Ferreira

    Título: Término da atividade: Atividade 1a: Ampliando nossos repertórios sobre experiências de aprendizagem em rede

    Descrição:Atividade 1a: Ampliando nossos repertórios sobre experiências de aprendizagem em rede (caráter coletivo)
    Descrição: Escolher duas experiências de práticas pedagógicas repertório comum do grupo de cursistas da escola que, de alguma maneira, tenham-lhes sido inspiradoras. Organizar para cada uma delas, uma apresentação descrevendo local, contexto, pessoas envolvidas, desenvolvimento, metodologia, resultados, tecnologias usadas e explicar por que razão elas foram escolhidas. Publicar esta apresentação na internet e divulgar o link no fórum de discussão “Ampliando nossos repertórios de aprendizagem em rede”.

    Ferramenta: Fórum (“Ampliando nossos repertórios de aprendizagem em rede”)
    sugestão período: 23/09 a 28/09

    Disponível: de 23/09/2014 até 28/09/2014

    Tipo: Debate

    Em Matemática, os alunos dos segundos e terceiro ano, noturno, fizeram uma apresentação sobre aquilo que aprenderam durante o bimestre através, principalmente, da exibição de vídeos sobre a matéria. Foi uma experiência bastante significativa. Esse tipo de atividade foi escolhida para, dentre outras coisas, motivar os alunos a estudarem e usarem de maneira mais satisfatória seus celulares, percebendo que os celulares são muito mais do que ferramentas de distração.




    Seguem algumas fotos sobre essa atividade em sala de aula



    Prova de Geografia Digital
    A última novidade aplicada na escola esta semana foram as Provas Bimestrais de Geografia, Filosofia e de Sociologia com a utilização do recurso - Data Show, por alguns motivos alheios às nossas vontades, como as máquinas de xerox da escola com defeito, tentamos imprimir nossas provas em outras escolas, que também tiveram sua máquinas estragadas, tenho 19 turmas com em média 40 alunos e cada prova com uma média de 3 folhas, não podíamos esperar muitos dias para a aplicação, pois o 4º Bimestre está prestes a começar e não podemos atrasar a entraga de notas do 3º Bimestre. Inovamos, nunca havíamos utilizado deste recurso. Durante a aplicação da prova de Geografia com 10 questões algumas com gráficos e tabelas, além de questões com textos das provas do ENEM, foi necessário durante a aplicação a marcação do tempo para que cada aluno pudesse resolver cada questão, para alguns alunos – um sucesso, para outros uma tensão pela nova experiência. Mais o resultado final foi muito positivo. Aprendizado coletivo, economia de folhas de papel, economia de tinta – tudo em busca da Sustentabilidade e de um novo aprendizado.



    ResponderExcluir